blog

Sustentabilidade e décor de mãos dadas

 

Em pauta na Casa Cor desde 2015, a sustentabilidade é tema crescente na arquitetura e decoração.

Para atender um mercado cada vez mais exigente tanto em relação ao design, como aos processos de produção, as empresas têm ajustado seus métodos para minimizar resíduos e empregar materiais sustentáveis.

A Estofados Jardim têm desde o início de suas atividades a preocupação ambiental, e por isso utiliza na construção de seus produtos apenas madeira de eucalipto reflorestada, fornecida por um terceiro com selo de procedência, selo este que garante que a madeira possui origem legal e atende critérios ecológicos, sociais e econômicos.

Todo o processo produtivo é planejado para diminuir resíduos, e todos os materiais excedentes são direcionados para empresas que os utilizam ou são ofertados para cooperativas de reciclagem.

Além disso, a Estofados Jardim foi pioneira no uso de fibra de bananeira na construção de estofados no norte de Santa Catarina, contribuindo inclusive, para que a pequena comunidade local que beneficia a fibra, se tornasse uma pequena empresa.

A bananeira frutifica apenas uma vez e após isso, o tronco, que antes era descartado e levava em média um ano para se decompor, hoje é aproveitado e gera renda extra para os produtores.

 

Além da fibra de bananeira, são utilizadas as fibras de algodão, junco, bambu e palha portuguesa, todas elas produzidas sem agredir ao meio ambiente e estimulando o desenvolvimento das comunidades produtoras.

Para saber como decorar usando as fibras naturais, CLIQUE AQUI.