blog

SP Fashion Week: conheça as tendências da temporada

O São Paulo Fashion Week (SPFW), que encerou sua 15º. edição nesta quarta-feira, dia 2, é a grande vitrine de tendências da moda brasileira, cada vez mais admirada e respeitada no mundo todo. Mal o evento acabou e os hits da temporada outono-inverno já estampam as vitrines de todo país, das grandes grifes até as lojinhas populares do Bom Retiro, em São Paulo. As tendências da temporada sempre foram fonte de inspiração para a indústria do mobiliário, que acompanha atentamente os tecidos, estampas, cartela de cores e todas as referências estéticas ditadas pelos estilistas.

O que foi exibido nas passarelas que poderá estar presente nas peças de mobiliário das próximas coleções? O Blog da Estofados Jardim selecionou as principais tendências presentes nos 31 desfiles da SPFW. Algumas referências já vieram de outras temporadas e com certeza poderão ser vistas nos lançamentos da Abimad, feira da Associação Brasileira das Indústrias de Móveis de Alta Decoração, que acontece no próximo dia 16 de fevereiro, também em São Paulo. Confira:

Mix de texturas:
Muitos tecidos na mesma peça enriqueceram os modelos. Contraste entre tecidos mais duros com mais suaves, opaco com brilhante, transparentes ou bordados. O fosco ganha realce em 2011. Visto em roupas, esmaltes, design e arquitetura, a tendência é dar um ar mais discreto às composições.

Cores:
Preto e branco, xadrez, listras, tons de cinza, tom de pele (nude), off white, uso de degradês de branco na mesma composição, roxo e turquesa. O “greyge”, uma mistura de cinza com bege, dá lugar a uma nova cor na moda e na decoração.

Formas:
Grafismo e recortes, estampas geométricas, desenhos mais “clean”, aplicações e formatos diversos.

Materiais:

Couro, tanto natural, sintético ou emborrachado. As rendas estão na moda há algum tempo e continuam com força em 2011.

Alice Duarte
Jornalista (DRT-PR 4624)