blog

Saiba como manter seu sofá sempre novo

Depois de pesquisar design, cor, tamanho e melhor preço de um sofá ou poltrona vem a grande dúvida: como fazer com que ele continue sempre bonito como saiu da loja? Quem tem criança e animal de estimação dentro de casa sabe que por maior que seja o cuidado, a sujeira é só uma questão de tempo. E mesmo para casais sem filhos ou pessoas que moram sozinhas, as ameaças estão em toda parte. Sol em excesso, umidade, maresia, poeira e, claro, comida – já que ninguém resiste em levar pelo menos aquela pipoca com refrigerante para o sofá enquanto assiste a um filme.

O consumidor geralmente tem muitas dúvidas na hora de conservar um estofado ou então limpá-lo depois que o estrago já está feito. O que é indicado e o que é completamente errado fazer? Nesse caso vale sempre seguir as recomendações do fabricante. O Blog da Jardim separou aqui alguns conselhos e cuidados básicos para preservar a beleza de seu estofado.

Ambiente seco e arrejado

Em cidades naturalmente úmidas, próximas de regiões montanhosas ou do litoral, é preciso adotar algumas medidas de proteção. Ar condicionado e desumidificadores de ambiente ajudam a manter os níveis de umidade na faixa de 60%, evitando a proliferação de fungos e a criação de mofo. Se não for possível usar esses equipamentos, mantenha sempre uma boa circulação de ar evitando deixar a casa fechada por muito tempo.

Fuja da luz

A incidência direta da luz do sol irá desbotar rapidamente as cores do sofá além de danificar a madeira e as fibras naturais. E não é somente o sol que desbota. Luzes fortes de luminárias próximas ao móvel também podem alterar a coloração do revestimento. Se o tecido do sofá for claro, evite também sentar com roupas que soltem tinta.

Brincadeira tem lugar

Ficar pulando em cima do sofá é a brincadeira preferida das crianças e dos bichos de estimação. Mas saiba que isso danifica as costuras, o revestimento e a estrutura do móvel. Deve-se evitar também sentar nos braços e encosto, e arrastar o móvel. Ao invés disso, levante-o com cuidado com a ajuda de outra pessoa.

Limpeza do dia-a-dia

Na limpeza do estofado, use um aspirador de pó com aquele acessório de escova na ponta. Para evitar que o tecido fique encardido com o tempo, passe periodicamente um pano macio umedecido com água e sabão neutro. Depois seque com uma flanela, sem esfregar. Se por acidente derramar algum líquido, coloque imediatamente um pano limpo e seco até absorvê-lo, sem esfregar ou apertar. Os tecidos das almofadas não podem ser lavados. Nos revestimentos em fibra natural, passe o aspirador com ponta de escova e use um pano macio umedecido somente em água.


Alice Duarte
Jornalista (DRT-PR 4624)