blog

Truques de decoração ampliam espaços pequenos

Nas grandes cidades do Brasil, os imóveis estão ficando cada vez mais compactos. Entre os lançamentos imobiliários se destacam os lofts e apartamentos para solteiros e casais jovens e sem filhos, com dimensões entre 40 e 60 m².


Planta baixa de apartamento com 50m²

A proposta de muitos projetos é integrar mais os ambientes: sala de jantar ou de estar junto com cozinha (salas gourmet), sala de estar com varanda, cozinha com área de serviço. As paredes têm sido eliminadas pelos arquitetos mais ousados e substituídas por divisões mais arejadas, como estantes vazadas e cortinas.


Vista interna da planta acima, apartamento projetado e decorado ampliação dos cômodos

Nesses casos o importante é utilizar os móveis de modo a garantir a integração entre as áreas. Além de bonito, o ambiente precisa se tornar funcional e permitir a livre circulação de pessoas. A regra básica para mobiliar e decorar é colocar somente o essencial. Parece simples? Nem sempre. Mas com algumas dicas é possível transformar pequenos espaços em ambientes aconchegantes. Confira:

• Não se aconselha o uso de cores marcantes nas paredes para não dar a sensação de estreitar o local. É melhor usar essas cores apenas nos detalhes e objetos. A cor branca aumenta o espaço. Em relação ao piso, escolha um único revestimento para dar unidade em toda a planta. Em pisos de madeira, para alongar o ambiente, coloque as tábuas no sentido do maior comprimento. Em caso de pé direito baixo é melhor não rebaixar o teto com gesso.

• Espelhos grandes e bem posicionados nos banheiros, salas e quartos dão a impressão de que o ambiente se expande para além da parede. Vidros no box do banheiro e na divisão entre sala e lavanderia, ou cozinha e lavanderia, também ampliam a área.

• Atenção às dimensões dos móveis. Escolha peças com uma profundidade menor. Armários, estantes e racks com portas de correr ocupam menos espaço, assim como TVs de LED ou LDC. Poltronas com rodízio são mais versáteis e práticas, e sofás com cores claras ampliam o ambiente. Mesa de jantar redonda se adapta melhor aos pequenos espaços, com a vantagem de acomodar um número maior de pessoas.


Sofá Leggo, da Estofados Jardim, com 90 cm de profundidade,
ideal para espaços pequenos

• Quem tem hóspedes em casa com freqüência, como no caso de pais separados que recebem a visita dos filhos, dá para criar um cantinho de hóspedes com muita praticidade utilizando um sofá-cama.


Sofá-cama Berilo, mais um lançamento da Coleção 2011

• A luz tem um papel fundamental na decoração. Direcione-a com uma luminária para valorizar móveis, cortinas, espaços e volumes. Isso dá a sensação de amplitude espacial.

• Opte por cortinas leves para gerar mais claridade.

• Nos apartamentos mais antigos ou com planta tradicional, vale à pena abrir mão de algumas paredes para ampliar o espaço. Sem barreiras, o imóvel fica mais iluminado e arejado.

Alice Duarte
Jornalista (DRT-PR 4624)