blog

Para além do clássico, o uso da palha natural sextavada na decoração

sofás e poltronas de palha portuguesa sextavada

Presente nas lembranças mais nostálgicas do brasileiro, a palha natural sextavada, também conhecida como palha portuguesa ou palha de Viena, figura nas principais feiras e publicações sobre decoração graças ao retorno da natureza como tendência.

Conheça a história de um dos elementos mais tradicionais da decoração brasileira e como ela vem se reinventando no mercado de tendências ao longo dos anos.


Sofá Tales da Estofados Jardim com Palha Natural Sextavada

Sofá Tales, criação de Deyse Roza para a campanha Raízes, da Estofados Jardim.



A palha natural na decoração brasileira


Nossa relação com a palha natural sextavada começou ainda no século XVII, quando europeus trouxeram a técnica asiática para o nosso continente.

Perfeita para o nosso clima quente e tropical, a palha natural logo se popularizou, transformando-se em um símbolo da tradição colonial brasileira.


A palha natural no modernismo brasileiro


Na busca por materiais e elementos que representassem o Brasil, artistas do modernismo brasileiro, como os arquitetos Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer e Geraldo de Barros, resgataram a palha natural sextavada para o topo das tendências decorativas a partir da década de 1940.

Apesar da história centenária, as lembranças que você nutre da palha natural nas mobílias antigas da sua infância têm menos a ver com tradição colonial e mais a ver com modernidade, ou melhor, modernismo.


Banco nino da estofados jardim

O espírito do design modernista brasileiro se mantém presente em peças como o banco Nino, criação do designer Alex Di Mari para a coleção Raízes, da Jardim.


A palha natural sextavada na decoração contemporânea


A palha natural sextavada tem uma importante relação com o nosso passado e serve de inspiração na criação de composições inspiradas no clássico.

Marcada pela leveza e com uma boa carga nostálgica, a palha agrega equilíbrio em mobílias de design contemporâneo. Esta união entre o clássico e o moderno está presente em poltronas como a Raika, da Estofados Jardim.



Classe e contemporaneidade em Raika, criação da designer Deyse Roza para a Estofados Jardim.


Sua relação íntima com a madeira também fica evidente em combinações que nos inspiram os mais ternos sentimentos de aconchego e saudosismo. O sofá Tales, em sua versão com braços de madeira, sintetiza este maravilhoso casamento.

Mas, nem sempre a palha natural sextavada precisa ser um elemento puramente clássico dentro de uma composição maior de elementos contemporâneos.

É possível trabalhar telas de palha sextavada como um elemento de inovação e modernidade em peças sofisticadas de mobiliário.

A Estofados Jardim utiliza palha portuguesa em diferentes cores, o clássico e tradicional marrom, o popular off white e o moderno dourado com preto, que eleva a mobília a um novo patamar de sofisticação.


palha portuguesa dourada com preto, palha portuguesa off white e palha portuguesa marrom


Uma das mais marcantes criações da coleção Raízes – e da história da Estofados Jardim –, a poltrona Arya consegue transformar um elemento tão tradicional quanto a palha portuguesa em uma de suas características mais ousadas.

Tudo isso graças às suas curvas orgânicas e sensuais, resultado de um trabalho único em marcenaria.



Arya, uma obra de arte que prova que a palha sextavada pode ser um elemento de inovação no design.



Resumindo


A palha natural sextavada está presente na mobília e na decoração brasileira há pelo menos 3 séculos e foi reinventada pelas tendências arquitetônicas e decorativas ao longo de sua história.

Hoje ela está presente nas tendências do mercado, seja pelo uso de materiais naturais ou pelo resgate do passado. O que não significa, porém, que não possa ser reimaginada e reinventada em formas cada vez mais modernas e contemporâneas.


poltrona Arya da Estofados Jardim em ambiente de sala
Arya, a estrela do ambiente.


Espero que você tenha gostado de aprender um pouco mais sobre este elemento tão presente na história da decoração brasileira.