blog

Museu da Casa Brasileira premia o melhor do design

O Museu da Casa Brasileira realizou ontem (23), em São Paulo, a entrega do 24º. Prêmio Design MCB, a mais renomada e tradicional premiação de design do país. O concurso tem revelado novos talentos e consagrado profissionais do mercado brasileiro. A cerimônia marcou também a abertura da exposição de mesmo nome, que exibe as peças premiadas e as finalistas da atual edição.

Durante a primeira fase desta edição foram avaliadas 538 inscrições de todas as partes do país. O júri selecionou 140 peças, que foram enviadas ao MCB para avaliação durante a segunda etapa. Os trabalhos foram divididos em oito categorias: utensílios e mobiliário, equipamentos eletroeletrônicos, iluminação, equipamentos de transporte, trabalhos escritos publicados, têxteis e equipamentos de construção. Participaram também protótipos de produtos que ainda não entraram em produção comercial. Entre os projetos selecionados na primeira fase, 71 foram finalistas e 25 foram premiados.

O concurso nasceu em 1986, quando pouca gente sabia o que era design no país. De lá para cá a premiação vem contribuindo para o desenvolvimento da atividade e para a construção da história do design brasileiro. Por não estar comprometido com critérios comerciais – o MCB é vinculado à Secretaria de Estado da Cultura do governo de São Paulo – o Prêmio Design MCB alcançou credibilidade e virou selo de qualidade para os projetos.

Serviço:
O quê: Exposição 24º. Prêmio Design MCB – Museu da Casa Brasileira.
Onde: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano.
Telefone: (11) 3032-3727
Site: www.mcb.sp.gov.br/
Alice Duarte
Jornalista DRT-PR 4624