Saiba como fazer a limpeza e higienização correta do seu sofá

homem limpando sofá da casa

O nosso amado sofá é um dos itens favoritos das casas. Após um dia cheio de trabalho, ou uma longa viagem, tudo que desejamos se resume a esticar as pernas e aproveitar o conforto do sofá. 

Além de ser uma peça indispensável, o sofá também é o lugar onde a maioria das pessoas passa o tempo, é onde recebemos visitas, assistimos aquele filminho, e aproveitamos a folga do trabalho. 

VEJA TAMBÉM: VEJA COMO ESCOLHER O SOFÁ PERFEITO PARA CADA TIPO DE SALA 

Por ser uma das peças principais da casa, o sofá precisa ser mantido limpo e higienizado, já que passamos boa parte do tempo livre relaxando sobre ele. 

E realizar a tarefa de mantê-lo limpo pode não ser fácil, sendo comum a utilização de produtos errados na hora de retirar manchas e sujeiras impregnadas

Hoje vamos te ensinar o que você precisa saber para fazer a limpeza e a higienização correta do seu estofado. Vamos nessa? 

A importância da higienização 

A higienização de sofás é importante não somente para conservar seu estado, mas para eliminar a possível proliferação de ácarosgermes e bactérias nele dispostos. Uma limpeza ideal seria de 6 em 6 meses ou a cada um ano. 

A presença dessas bactérias pode ocasionar alergias aos indivíduos que entram em contato provocando doenças como rinitefaringite, asma e entre outras. Seu cuidado é essencial.

Fique atento ao tipo de tecido 

Devido à grande quantidade de opções de tecidos e acabamentos dos sofás, é necessário identificar de que material ele é feito para que a higienização seja bem-sucedida e não deixar de verificar a etiqueta no próprio sofá que contém informações importantes sobre a sua limpeza. 

etiqueta com instrução de higienização e limpeza do sofá
Fique atento às etiquetas. Elas sempre trazem informações sobre a limpeza do seu sofá.

A maioria deles apresentam etiquetas com símbolo que explicam o tipo de higienização a serem utilizadas. 

  • letra O está relacionada com limpeza em água fria
  • letra F está relacionada com limpeza a seco profissional, isto é, faz-se necessário buscar por uma empresa especializada nesses serviços.  
  • letra W é o processo de limpeza normal úmida, forma prática de limpar, utiliza de produtos específicos, como água e detergente.  
  • E a letra P que significa lavagem a seco, é importante aspirar o sofá e depois utilizar algum pano para concluir a limpeza. 

Tecido, linho e veludo 

Para sofás de acabamentos em tecido, linho e veludo há uma solução caseira bem útil que baseia 1 litro de água morna para 1/4 de vinagre branco. O vinagre ajuda a limpar, retira cheiros ruins e deixa o estofado mais macio.  

Camurça 

Para sofás de acabamentos em camurça os cuidados são maiores, utilize apenas um pano umedecido com detergente ou sabão neutro, sempre escovando o sofá uma vez por semana com uma escova específica para esse tipo de tecido. 

Couro 

Para sofás de acabamento em couro a solução também está em um pano úmido com água e detergente neutro, sem utilizar de outros materiais porque o couro é delicado e precisa ser tratado para que não ocorram rachaduras no material. 

Importante 

Jamais utilize produtos de limpeza como o cloro, a água sanitária e o sabão em pó pois esses produtos danificam o seu móvel.

Para manter o sofá limpo 

Se você não quiser contratar um serviço de limpeza especializada, a dica é manter sempre um aspirador de pó por perto, afinal, os sofás adquirem a poeira do ambiente e aspirar esse pó ajuda a conservar seu estado. 

Outro problema pode ser as manchas e sujeiras ocasionais. Assim que a mancha for identificada, o ideal é limpá-la o mais rapidamente possível para que não fique impregnada

VEJA TAMBÉM: CLEAN? A TENDÊNCIA DE DECORAÇÃO MINIMALISTA QUE VEIO PARA FICAR

Para sujeiras mais leves e imediatas, separe 1 litro de água para 1/2 copo de vinagre branco2 colheres de chá de bicarbonato de sódio e detergente neutro – isso ajudará você a resolver o problema. 

Coloque a mistura em um borrifador e aplique diretamente na mancha. Utilize uma escova macia para esfregar, realizando-a no sentido horário e anti-horário para não espalhar ainda mais a mancha. Depois, retire o excesso com um pano úmido e seque o tecido com um pano seco e limpo

Com essas dicas preciosas, ficou fácil manter o seu sofázinho limpo e agradável, não é mesmo? Fique atento ao blog e as redes sociais da Jardim para mais dicas como essa. 

Até a próxima! 

Deixe seu comentário