Guia de Como Aproveitar Todos os Espaços da sua Sala

sala com espaço otimizado

disposição espacial dos móveis é um fator decisivo não só na decoração, mas também no próprio aproveitamento do cômodo. 

A sala precisa ser um ambiente aconchegante e de descontração com a família e amigos. 

Mas para que todos possam aproveitar do conforto da sala, a distribuição dos móveis precisa ser muito bem pensada. E esse é o tema do nosso artigo de hoje, vamos lá? 

Aqui vão algumas dicas de como otimizar o espaço da sala e evitar erros que podem atrapalhar os momentos de lazer no ambiente mais amado da família.

Distância entre o sofá e a TV 

Quando pensamos em televisor, a primeira ideia que nos vem à cabeça é: quanto maior melhor

família assistindo tv
Na hora de organizar a sala, não deixe de considerar o espaço entre TV e sofá.

No entanto, dependendo do tamanho da sua sala e a disposição dos móveis nela, uma televisão de 32 polegadas pode oferecer uma experiência muito melhor do que uma de 60 polegadas. 

Lembre-se que não é só o tamanho do aparelho em polegadas que deve ser levado em conta, a resolução também precisa ser analisada. 

Uma televisão com Full HD 1080 p, por exemplo, precisa do dobro de distância de uma TV com resolução padrão de 480 p. 

espaço tv e estofado
Veja qual o espaço ideal para cada tipo de televisor.

Se você ainda não comprou seu televisor, a dica é testar as distâncias na loja. 

Mobilidade do ambiente 

Outro fator que não deve ser ignorado é a boa mobilidade da sala. Os móveis devem ser distribuídos de modo que não obstruam a circulação das pessoas pelo cômodo. 

Por isso, cuidado com o tamanho e a quantidade de móveis em relação à área total da sua sala, pois de nada adianta uma bela sala se o seu acesso se tornar sofrível. 

Sala obstruída
Cuidado para não dificultar a mobilidade do ambiente.

Certifique-se que há um espaço confortável entre o centro da sala e os acessos. Dificultar a circulação no ambiente pode evitar o uso de um cômodo que deveria ser o ponto alto da casa

Privilegie as melhores vistas da sua sala

Na hora de posicionar os assentos da sua sala, sempre leve em conta os pontos visuais mais privilegiados dela. 

Por exemplo: se você tem uma janela com uma bela vista, que tal posicionar o sofá de frente para ela? 

Uma parede com quadros – também chamada de parede-galeria – também pode se tornar um ótimo ponto de foco

parede painel da sala
Use a criatividade na hora de decorar a principal parede da sua sala!

Agora, se você faz questão de colocar o estofado de frente para o televisor, a dica é aproveitar ao máximo os espaços da parede

Nesse caso você pode usar a criatividade: livros, objetos decorativos e outros itens podem trazer o charme que falta para a parede principal do cômodo.

Mesas

Outro fator que influencia tanto na estética, quanto na mobilidade da sua sala, é ter uma boa noção da distância entre a mesa e os outros móveis. 

Se a sua sala for conjugada ou tiver espaço para a área de jantar, você precisa levar em consideração não só o espaço da mesa, mas também a medida necessária para que as pessoas sentem confortavelmente nas cadeiras em volta.

Não esqueça de considerar o espaço das cadeiras da sua sala de jantar.

Já quando falamos de mesa de centro, antes de nos perguntarmos sobre qual espaço ela deve ocupar, devemos nos questionar: ela é necessária

Com apartamentos cada vez menores sendo construídos, uma mesa de centro acaba perdendo o seu sentido, transformando-se, muitas vezes em um estorvo

Você pode substituir a tradicional mesa de centro por uma pequena mesa de canto, ou até mesmo pufes, que trarão praticidade e novas possibilidades para o local.

pufe como mesa de centro da sala
Pufes e mobiles são muito mais práticos do que uma mesa de centro.

Caso você faça questão de ter uma mesa de centro na sua sala, saiba que a distância mínima entre ela e os outros móveis para uma boa circulação, é entre 40 e 60 cm. 

Um ambiente, vários ambientes 

Sabe aquela velha história de que o sofá e as poltronas precisam estar encostados na parede ou nos cantos do cômodo? Pois pode dispensá-la da sua mente. 

O famoso efeito rosquinha dá uma falsa impressão de aproveitamento dos espaços, mas seu real resultado é um centro vazio e cantos excessivamente ocupados. 

poltrona na sala
Uma poltrona pode criar um ambiente a parte na sua sala!

O ideal é criar – na medida do possível – zonas para diferentes usos e atividades da sala: uma sala de televisão pode ter um espaço diferenciado com uma poltrona para leitura, por exemplo.

Outras discas poderosas 

Existem muitos insights que você pode ter na hora de organizar os espaços da sua sala. 

Muitos dos móveis que antes considerávamos essenciais, perderam seu sentido prático para o ambiente do cômodo. Se o seu televisor fica preso à parede, por exemplo, ele dispensa o uso de estantes e racks, ampliando ainda mais o seu espaço. 

VEJA TAMBÉM: DICAS PARA DECORAR APARTAMENTOS PEQUENOS

Mesas laterais que ficam entre o sofá e a parede também podem ser descartadas na hora de privilegiar a amplitude do cômodo. 

Outra regra importante na hora de harmonizar o espaço da sala é equilibrar os volumes: a alternância entre móveis volumosos com peças mais leves ajuda a naturalizar o cômodo, atribuindo a ele um efeito de paisagem. 

Gostou das dicas? Tem alguma que você considera essencial e ficou de fora? Comente aqui e não deixe de conferir nossos outros conteúdos no blog e nas nossas redes sociais, em especial Facebook e Instagram

Nos vemos no próximo artigo! 

Deixe seu comentário