BLOG

Dicas para organizar a casa durante a quarentena

A rotina de uma casa é vivida em recortes, reunimos a família para as refeições e nos demais momentos estamos trabalhando, estudando ou empenhados em alguma atividade corriqueira. 

Você com certeza já se pegou fazendo as contas de quanto tempo da sua vida você de fato aproveita o conforto do lar e o aconchego da família

Mas, eis que tudo muda e de repente lá está você, habitando o seu querido lar… 24 horas por dia

Ah, e tem mais: todo mundo em casa. O tempo todo

De uma hora para a outra a sua rotina já não é mais a mesma e você é obrigado a se adaptar a novos hábitos, novas tecnologias e até novas formas de se fazer o de sempre

E para dar uma forcinha neste momento tão confuso e repentino, eu separei algumas dicas que vão ajudar você a adaptar a casa para caber todo mundo – a todo momento. 

Morando no trabalho 

trabalhando em casa na quarentena
Organizar a casa para o trabalho remoto é um desafio para quem não estava preparado.

O teletrabalho não é nenhuma grande novidade. Já faz um bom tempo que o termo home office tem se tornado parte do nosso imaginário. 

Algumas famílias já dedicavam um cômodo da casa para criar um ambiente ideal de trabalho, mesmo mantendo seus empregos presenciais. 

Definindo o local da casa 

Se este não é o seu caso e ainda assim você tem a possibilidade do trabalho remoto, a primeira coisa a fazer é preparar o seu local de trabalho. 

O ideal é que seja um espaço privado, onde você possa fechar a porta e esquecer que está em casa. Um quarto de hóspedes, uma varanda e, dependendo do caso, até mesmo um closet pode se transformar em um escritório particular

Lembre-se que o seu home office não precisa ter cara de escritório. Ele pode não só ter uma decoração que dialogue com o restante da casa, como até mesmo aproveitar mobílias de outros cantos. 

Poltrona Frésia, uma ótima opção para o seu home office.

Poltronas de aproximação, como Frésia, Duda e Colibri, são ótimas opções para o seu home office, pois, além de muito confortáveis, dão um toque especial ao cenário na hora da videoconferência. Todas elas contam com versão giratória que otimiza a sua mobilidade em espaços mais reduzidos.

Poltrona Duda, disponível em uma gama de versões.

Dividindo o local de trabalho 

Há ainda a possibilidade de você precisar dividir o espaço de trabalho. Caso não haja espaço ou algum motivo impeça que todos coabitem o mesmo local de trabalho, a melhor ideia é conversar com seus colegas de home work e definir com eles uma rotina que seja produtiva para todos

Por exemplo, se na sua casa há apenas um espaço propício para concentração que precisa ser dividido, vocês podem repartir os horários para que todos tenham um momento do dia em que possam se dedicar a afazeres que exijam uma maior concentração. 

Outra ótima opção para home office, a poltrona Colibri está disponível em diferentes versões.

Mas, para que essa dica funcione de verdade, você precisa organizar as suas demandas em níveis de complexidade e esforço. 

Criando o local 

Vamos supor que você não tenha um cômodo disponível ou nenhum espaço que lhe garanta privacidade

O jeito é achar o local menos frequentado da casa e sequestrá-lo durante o seu expediente, converse com a sua família e deixe claro que naquele período você estará no cômodo e não poderá ser incomodado. 

VEJA TAMBÉM: COMO CRIAR UM CANTINHO PARA LEITURA NA SUA CASA. 

Fique atento aos seus horários de trabalho e evite ao máximo distrações que não existiriam no ambiente normal, como a TV ligada. 

Você ainda pode experimentar uma rotina alternativa e trabalhar focado enquanto o resto da família dorme, caso sua função permita um horário flexível

Organizando a casa com todo mundo dentro dela 

Casa cheia não precisa ser sinônimo de bagunça ou desordem e a forma mais eficaz de manter a casa sempre limpinha é com o bom e velho espírito de equipe. 

Todos usufruem, logo, todos colaboram. Separe as tarefas domésticas entre diárias, semanais e eventuais. Depois faça um cronograma e distribua os afazeres de forma que todos colaborem com tudo. 

família arrumando a casa juntos
A organização da casa fica muito mais fácil se todo mundo colaborar

Você pode organizar a família em duplas e até em equipes, vai depender do número de moradores e da forma como as tarefas forem organizadas. 

Pode acontecer de alguém ter mais afinidade com alguma função, tudo isso pode ser acertado entre o coletivo, mas é importante que as tarefas sejam divididas de forma justa e não sobrecarreguem ninguém. 

Muita gente tem aproveitado este momento para, na medida do possível, cuidar de reparos e até fazer pequenas reformas, uma maneira de distrair a mente e ao mesmo tempo melhorar o ambiente. 

É essencial manter o equilíbrio, por isso, não abra mão de certas disciplinas, como uma boa noite de sono e horários regulares para refeições e exercícios. 

Conectando laços e criando raízes 

Estamos vivendo um momento muito delicado onde inúmeras preocupações habitam nossas cabeças a todo momento. Mas isso não significa que não possamos tirar bons proveitos de ter a casa cheia em tempo integral

Dedique um tempo do seu dia para cultivar o amor e os laços de união que você tem com a sua família. Aproveite para passar o máximo de tempo possível com seus filhos.

jogando jogos com filhos e família
Aproveite para passar bons momentos com seus filhos.

Eles não entendem e nem precisam entender tudo o que está acontecendo. Mesmo em um momento tão complicado é possível criar raízes sólidas de amor, carinho e felicidade no coração de seus pequenos. 

Brincadeiras e jogos de tabuleiro são uma ótima opção para deixar o clima leve, divertir a família toda e criar momentos genuínos de alegria que serão lembrados por muitos e muitos anos. 

Espero do fundo do coração que estas dicas o ajudem ao menos um pouquinho neste momento tão incerto. 

Um beijo carinhoso e sincero, fique bem

E lembre-se: vai passar