blog

Dicas para manter a casa quentinha no inverno!

inverno em casa

O inverno está aí, não dá para negar. O ar está mais frio, as bebidas quentes estão mais atraentes e a pilha de cobertores na cama cresceu. 

Para ajudar você a manter um clima aconchegante em casa nesses dias frios, nós separamos algumas dicas valiosas. Confira! 

Aproveite cada segundo de sol 

Se você quer aquecer os cômodos da sua casa de forma totalmente natural e sem custos, uma dica fundamental é: aproveite ao máximo cada segundo de luz solar. 

VEJA TAMBÉM: DICAS DE COMO MANTER A CASA ORGANIZADA NA QUARENTENA

Estude os horários em que o sol ilumina os cômodos de acordo com o sentido em que as janelas estão dispostas e garanta que as cortinas estejam bem abertas nesses momentos. 

Fechar as cortinas após o pôr do sol ajuda a manter o calor das partículas de radiação infravermelha, provenientes da exposição solar. 

Ventilação pontual 

O calor solar não terá muito efeito na temperatura do seu quarto enquanto ele estiver sob influência direta do clima externo. Por isso, é importante manter as janelas fechadas ao longo do dia. 

O calor sai, o frio entra, física pura. 

De cinco a dez minutos diários são suficientes para a circulação do ar no cômodo, de preferência o mais cedo possível, para aproveitar ao máximo a exposição solar ao longo do dia. 

Tapetes, mantas e cobertas de pelinho por todo lugar 

O chão é o principal elemento de perda de energia e calor da casa. Logo, uma casa quentinha e aconchegante precisa ter tapetes suficientes para a livre circulação dos membros da casa. Isso, ou cada um investe na própria pantufa. 

O problema não está só no chão, mas em tudo que está ligado a ele. Sofás, pufes, poltronas e camas também perdem calor rapidamente e por isso estão sempre gelados no inverno.  

poltrona Cecilia com manta
Mantas e cobertas são ótimas para manter os móveis quentinhos. Na imagem você confere a poltrona Cecília exposta na Realize de Maringá.

Mantas e cobertas ajudam a isolar os objetos e mantêm o calor corporal de quem está sentado. Isso sem falar no fator decorativo versátil e ao mesmo tempo acolhedor. 

Sele portas e janelas 

Sabe aquelas brechas na porta ou nas janelas por onde passa uma pequena corrente de ar que você só sente quando chega perto? 

VEJA TAMBÉM: A NATUREZA COMO TENDÊNCIA NA DECORAÇÃO!

Elas podem ser um problema na hora de manter o ambiente quentinho, por isso a solução é selar o máximo de entradas possíveis. 

Vedadores de porta feitos de espuma são facilmente encontrados em lojas de departamentos, mas uma toalha velha já resolve a situação. No caso de janelas ou ares-condicionados, uma ferramenta indispensável é a fita isolante. 

Priorize momentos em família 

Poucas coisas aquecem tanto quanto o calor humano, priorize momentos que envolvam toda a família em um mesmo ambiente. 

Pode ser um filme, um jogo, uma boa conversa, ou simples presença física, mesmo que imersos em atividades individuais. 

Uma sala com um amplo e aconchegante sofá que abraça a família toda é o ambiente perfeito para qualquer noite de inverno. 

O velho truque do forno 

Aproveitando que a família está toda junta, outra dica clássica de inverno é abusar das comidas assadas, pois o calor do forno aquece a cozinha deixando-a aconchegante para os dias de frio. 

Pessoa usando o forno do fogão
Usar o forno no inverno é uma forma de manter a casa quentinha e a família reunida.

Churrasqueira, forno a lenha, forno elétrico e até mesmo o forno a gás do fogão produzem, cada um em seu nível, um calor capaz de aquecer o ambiente ao redor. 

Cama quente com secador de cabelo 

Poucas coisas são tão frustrantes quanto entrar correndo embaixo das cobertas e ter que ficar uns bons minutos encolhido entre lençóis e cobertas geladas. 

Uma solução prática é usar um secador de cabelo para aquecer o lençol um pouco antes de se deitar. O ferro de passar também é uma opção, porém mais demorada e trabalhosa. 

Curtiu as dicas para manter a casa bem quentinha nos dias de inverno? No próximo artigo você confere como as cores podem influenciar na percepção de temperatura em um ambiente. 

Siga nossas redes sociais e saiba assim que ele sair!