BLOG

Decoração leve e descontraída para a casa de praia

Bombinhas – SC
Por: Renata Diem. Fonte: Flickr

Sinergia entre a decoração, arquitetura e ambiente. Esta é a palavra chave quando se vai mobiliar uma casa de praia. Quando os móveis e os artigos de decoração estão perfeitamente adequados ao estilo arquitetônico, o resultado estético traz conforto e bem estar aos moradores. Para residências modernas construídas com materiais naturais, como madeira, mármore e vidro, por exemplo, uma boa escolha é combinar o uso de móveis com design contemporâneo, que dão elegância ao espaço, com mobiliário composto de madeira e fibra natural, que faz o estilo “rústico chique”, muito apropriado para uma casa de veraneio.

Chaise Folha, feita com fibra de bananeira trançada e pés nas opções: madeira e aço.

Como o litoral tem o problema da umidade e da maresia, é imprescindível que os móveis de fibra natural tenham tratamento especial para garantir a durabilidade, como o caso da coleção Trama, da Estofados Jardim. Tudo na decoração precisa ser leve e descontraído, para estimular tanto os momentos de descanso como os de convivência. Nesse sentido, a presença de uma chaise-longue e de uma namoradeira é sempre bem-vinda.

Trazer para dentro de casa a diversidade das cores da natureza abre espaço para o bom humor. Mas é preciso tomar cuidado. Em residências ensolaradas, a luz mais intensa acentua a vibração das cores. Um ambiente carregado demais pode estressar as pessoas ao invés de descansá-las. Se a casa tiver uma bela vista para o mar, montanhas ou ficar em um local cercado de vegetação, vale à pena usar cores neutras no mobiliário, como tons crus, marrom, verde, azul, turquesa ou branco, que não vão concorrer diretamente com a beleza da natureza ao redor.

Para não deixar a decoração sóbria demais, a dica é usar as cores mais vibrantes nos objetos de decoração, como vasos, obras de arte e até nas cortinas, que podem ser de um voal bem leve. A escolha de artigos com temas relativos à vida marinha é sempre uma boa pedida, pois cria uma perfeita sintonia com o ambiente. O resultado estético final deverá transformar a casa de praia num refúgio acolhedor e, sobretudo, alegre.

Alice Duarte
Jornalista DRT-PR 4624