blog

Círculo cromático na décor

.

Quem nunca ficou babando por uma décor colorida que viu, mas na hora de pôr em prática, simplesmente travou e não soube o que fazer? Misturar cores nem sempre é fácil, e a vontade de ousar, abre espaço ao medo de errar. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você tenha mais facilidade na hora de colorir a décor:

1 – Personalidade

Há estudos que indicam que cada cor possui um significado e que estimulam sentimentos e sensações se você usar em determinados lugares. Mas se você gostar de azul e cinza, por exemplo, provavelmente vai querer usá-los em todo lugar, independente do seu significado. Então, o primeiro passo é definir o que você gosta: tons vibrantes, escuros, pastéis…  Assim como uma roupa, nossa casa tem que se vestir conforme nossa personalidade. Você pode ousar e usar vários tons ou usar peças que sejam o destaque do ambiente.

2 – Círculo Cromático

Errar na combinação de cores pode tornar os ambientes desconfortáveis e ainda criar a sensação de que o espaço é menor.

Para ajudar você a encontrar a paleta de cores para sua casa, e auxiliar na hora de descobrir a combinações diferentes para colorir sem errar, existe o chamado círculo cromático. Ele nada mais é, que um círculo divido 12 partes, com 12 cores: três primárias (azul, amarelo e vermelho), três secundárias (formadas pela mistura das primarias) e seis terciárias, criadas pelas misturas das primárias com as secundárias. Pode ser facilmente encontrado na internet, em suas mais variadas formas.

Para definir as cores para usar, você pode ancorar a paleta em tons neutros e utilizar o círculo para definir os detalhes, ou usar somente tons mais coloridos, para isso há algumas maneiras de usar o círculo cromático, e as principais são:

Cores complementares: as que mais contraste entre si e estão em posições opostas no círculo. Para essa combinação, o ideal é que os tons sejam pastéis, ou que um deles seja destaque, e o outro esteja presente em detalhes.

Cores análogas: aquelas que estão lado a lado no círculo. Por serem tons próximos, são mais harmônicos e fáceis de combinar.

Complementares decompostas: é a combinação entre três cores equidistantes que formam um triângulo. Uma das cores deve ser predominante, enquanto as outras devem aparecer de forma sutil.

Claro, você não precisa seguir exatamente as cores dispostas nos exemplos. Cada cor tem vários tons, níveis de saturação e brilho, possibilitando diversas combinações.

Veja a seguir, mais algumas formas de usar o círculo e solte sua imaginação, ouse!

 

Ambiente Casa Mix Bossa

 

Fotos Pinterest

 

Sofá Charles

 

Sofá Jude